-
Arquitetos: Felipe Caboclo Arquitetura, OWN
- Área: 560 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Manolo R Solís
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Yucatán Country Club Golf Club, na península de Yucatán.
O projeto nasceu de uma colaboração entre empresas amigas que possuem uma forma de projetar muito semelhante. Com uma geometria simples e limpa, desenvolve-se um projeto que gira em torno de habitar o exterior a partir de qualquer ponto da casa, sendo os terraços um dos pontos principais do projeto. Transparência e privacidade foram os fatores a serem considerados na concepção do projeto. Com excelentes vistas para o campo de golfe e as magníficas árvores do entorno.
O desenho do projeto segue uma linha de desenho sustentável e bioclimático, com uma análise prévia da climatologia e orientações dos elementos naturais locais, utilizando-os para beneficiar o consumo energético do projeto e o bem-estar dos habitantes.
O projeto está orientado a norte na sua maior parte para receber a maior iluminação natural, através de janelas do chão ao teto, que são revestidas por uma fachada dinâmica gerada por painéis de venezianas de madeira que permitem gerar privacidade quando necessário e abrir-se para as vistas de campo, guardando a privacidade de cada espaço.
As aberturas nas lajes dos quartos, que funcionam como chaminés de extração de ar quente, ajudam a iluminar naturalmente cada espaço e a reduzir a temperatura interior, gerando espaços com ventilação fresca e oxigenada, reduzindo o uso de ar condicionado ao longo do ano.
A paleta de materiais selecionados para o projeto (Concreto, Madeira, Aço e Vidro) gera um ambiente elegante e sutil que cria uma atmosfera de tranquilidade e paz nos espaços, gerando maior bem-estar aos usuários.
O pavimento térreo é projetado em uma planta livre dividida por painéis de madeira deslizantes, para gerar privacidade nos espaços da cozinha e área de televisão. Os espaços se integram através do terraço e piscina, que corresponde à geometria do terraço do segundo nível.
O segundo pavimento projeta-se como zona privada, onde se encontram os 4 quartos e uma sala familiar, que se unem por um terraço perimetral, conferindo a cada espaço uma relação interior / exterior, procurando sempre o aspecto biofílico no cotidiano.